domingo, outubro 25, 2009

7 meses passados





O Pimpolho senta-se.
Senta-se e deita a mão a tudo o que antes apenas olhava.
Olha para tudo como se tivesse microscópios em vez de olhos e tenta deitar a mão.
Olha para alguém irritado e ri-se. Ri-se a sério, dobra o riso, ri-se da cara da pessoa irritada. Ri-se na cara da pessoa irritada (que não consegue manter a irritação).
Gosta de caras, deita-lhe as mão, faz festinhas, belisca, rouba os óculos. Gosta de caras, de assobios, de luzes e de papéis para amachucar, gosta de estar sentado e de estar em pé. Supira ahs de espanto quando vê o que gosta, correm-lhe lágrimas quando não gosta, fica com manchas vermelhas na cara quando se irrita (igualzinho à mãe).
Irrita-se e demostra muito bem do que não gosta e o que não quer sem chorar muito. Não chora muito.
Explica-se com as sobrancelhas e palra. Palra com os brinquedos na boca. Bate com os brinquedos uns nos outros, nas grades da cama e na cabeça.
Estende as mãos aos briquedos quando está sentado, estica-se e cai.
Se cai de barriga para baixo resmunga para alguém o virar. Não se incomoda muito. Vira-se apenas se fôr mesmo mesmo preciso.
Se cai de lado continua a brincar de lado, como caiu. Não incomoda muito.
Não se esforça por desporto, não se mexe por desporto. Incomoda-se apenas para o que lhe interessa como pegar no biberão ou pôr e tirar a chucha sozinho. De resto não se incomoda.
É um bébé tranquilo. Muito tranquilo. Sentado.
O Pimpolho senta-se e nós filmamos.


- Sentamo-lo ali e ele ali fica... - dizem-me as educadoras.
- Tem genes alentejanos - explico.

2 comentários:

m_a disse...

temos de tornar a fazer um encontro imediato do 3° grau, este muuuuuuuuuuito mais excitante, sem duvida! revejo-me no que leio...
lindo!
beijos

Susana Rodrigues disse...

O Edu tb tem genes alentejanos, deve ser por isso que não se senta nem se esforça muito para chegar a qualquer lado (pedinchar colo e chegar lá pela mão de outrém é mt mais fácil...)