sábado, maio 03, 2008

dos Cromossomas


Man/Woman
Paul Cava


Como li em "Porque é que os homens nunca ouvem nada e as mulheres não sabem ler mapas de estradas", a biologia tem alguma dificuldade em acompanhar a rapidez das evoluções culturais.
Assim se explica porque 40 anos depois do Maio de 68 tantos pormenores ainda atrapalhem a harmoniosa relação entre homens e mulheres.
Pela parte que me toca - e não tenho grandes razões de queixa, devo admitir - deixo as conclusões de um estudo absolutamente empírico, mas que decorre já há algumas gerações...




O cromossoma Y é responsável pela pontualidade.
Quem tem tal cromossoma nunca se atrasa nem admite atrasos por parte de quem o acompanha. Se se atrasa não conta porque há sempre um motivo excepcional, imponderável e inultrapassável que o justifica.

De modo mais específico, o cromossoma Y é responsável pela pressa.
A somar ao evidente gosto pelos diversos desportos de velocidade, no seu dia a dia - mesmo quando não há qualquer horário a respeitar - os detentores deste cromossoma não podem perder tempo e "esperar" é verbo que não sabem conjugar na primeira pessoa.

O cromossoma Y é também responsável pelo apuramento dos sentidos.
Com o cromossoma Y vem o apuramento do paladar e da audição e, consequentemente, a capacidade de decidir o que é ou não é bom. Todos sabemos que quem tem este cromossoma gosta de tudo, excepto do que não presta.
Também os outros sentidos são mais apurados em quem tem tal cromossoma, não restem dúvidas. Mesmo quando algum sentido parece falhar, é pura ilusão.
Se não vêem o que está à frente do seu nariz*, não é por falta de visão: é porque, evidentemente, não faz qualquer sentido que tal coisa estivesse ali; portanto, se não viram foi apenas porque nem olharam e o cromossoma Y (ainda) não permite ver sem olhar.
Se não conseguem encontrar nada no interior de um saco (ou numa mala de senhora, só para dar um exemplo) não é por falta de tacto, é porque o saco (ou a mala) está de tal modo desarrumado que ninguém alguma vez conseguiria executar tal tarefa.

O cromossoma Y é, de modo geral, responsável pelo dom de se ter sempre razão**.
Os argumentos defendidos por quem tem o cromossoma Y são sempre evidentes (quase clarividentes) irrefutáveis e indiscutíveis; que detém este tipo de cromossoma detém "A" verdade.


Já o cromossoma X é responsável pela paciência.
Por alguma razão as mulheres o têm em duplicado.



*Uma explicação mais elaborada (e científica) é dada no livro supracitado; no entanto, consultando quem tem o cromossoma Y, também não reconhece a explicação apresentada...
**A justificação para este facto estará eventualmente justificado de forma mais sustentada no livro "Porque é que os homens mentem - E têm de ter sempre razão em tudo", dos mesmos autores (que ainda não tive oportunidade de ler)

1 comentário:

Ladybug disse...

Este post está excelente, adorei!