terça-feira, outubro 31, 2006

Há coisa que me intrigam... III

Inevitável ver o Prós e Contras ácerca do referendo sobre a despenalização do aborto. Nem que seja para saber se alguma coisa mudou nestes últimos anos. Nem que seja confirmar que continuam a permanecer teorias bacocas e hipócritas disfarçadas de idealismo espalhadas por mentes conservadoras que se confrontam com os argumentos de quem apenas defende a liberdade de opção. Nem que seja para confirmar que continua tudo na mesma estratégica confusão.
Apenas uma diferença: Zita Seabra. Mas também as mudanças de opinião, contradições e inconguências dessa senhora não surpreendem ninguém.
O que me surpreendeu foi a ignorância...não sei se dela, se minha...

Repetidas vezes, no sentido de justificar a sua mudança de opinião supostamente assente na mudança do país, Zita Seabra frisou existirem hoje mais e melhores métodos contraceptivos do que há uns anos (quando a senhora achava que a despenalização do aborto fazia sentido).

"Hoje há a pílula do dia seguinte, a pílula do dia anterior, os métodos naturais...", disse.

Independentemente de ser discutível se o uso de contraceptivos não é também um impedimento ao nascimento de novas vidas (passemos à frente que destrinçar este tipo de argumentação/baralhação daria um tratado e não um post), ficou-me a dúvida, na primeira vez que ouvi, se a alusão a "métodos naturais" viria no seguimento de uma qualquer figura de estilo que explique a "pílula do dia anterior".

"Hoje há a pílula do dia seguinte, a pílula do dia anterior, os métodos naturais...", repetiu, pelo menos, mais duas vezes.

Alguém me explica que "métodos naturais" são esses tão infalíveis que justifiquem a criminalização do aborto?

E, já agora, não posso deixar de reflectir: se eu me considero uma pessoa informada ou, na pior da hipóteses, com mais acesso a informação que muitos; se Zita Seabra tem a obrigação de ser uma pessoa esclarecida; e se dúvidas tão básicas presistem...estará este país tão evoluído que não se justifique a despenalização do aborto?

5 comentários:

Mushroomdeluxe disse...

Eu nem conheço a pílula do dia anterior... Presumo que seja uma das muitas da tal caixita com as datas.
Quando vi o debate também fiquei a pensar no que seriam os tais métodos naturais.
Ficarei a aguardar novos desenvolvimentos, porque muito ainda se falará sobre o assunto. Até porque ainda nem se começou a discutir a pergunta esquizofrénica que irão colocar no referendo.

mir disse...

tipo: "Tenho o pressentimento que amanhã vai acontecer qq coisa..." ?! (:/ piada!)

menir disse...

Ai mir... Lá estive eu também a assistir e a saltar da cadeira de vez em quando com a demagogia bacoca de alguns... Se não me conhcesse diria que me surgiram uns intuitos muito pouco pacifistas em certas alturas...

Ladybug disse...

Pílula do dia anterior é a coisa mais estúpida que ouvi nos últimos tempos. A menos que sejamos todas videntes, não vejo a utilidade desse produto.
E métodos naturais??? Quais métodos naturais??? Coito interrompido?? Será possível que alguém vá à televisão dizer um absurdo destes??
[A minha alma está parva e o meu cérebro despenteado! :)]

Luzia disse...

Seria de acreditar que essa senhora tivesse um bocadinho mais de juizo! O facto de existirem mais e melhores métodos contraceptivos não invalida a continuação da realização de abortos em condições execráveis que conduzem à morte de mulheres que muitas das vezes não têm meios e as que sobrevivem a terem de passar pelo julgamento após o sofrimento a que foram sujeitas!